A História da Gastronomia
Foi quando na história antiga o Egito e a Mesopotâmia deram inicio a exploração de novos lugares e os homens tiveram conhecimento de novos sabores e assim a necessidade de novos alimentos em sua dieta. Estudos dizem que assim surgiu o comercio, e afirmam que os comerciantes tiveram papel relevante, pois, não só levavam o que faltava como apresentavam novos alimentos a culturas diferentes.
A gastronomia foi também uma arte motivadora de gênios como Leonardo da Vinci em suas criações, registros afirmam que o primeiro tratado sobre gastronomia foi escrito por Jean Anthelme Brillat-Savarin, um gastrônomo francês que, em 1825, publicou a “Fisiologia do Paladar”. E assim surgia uma grande troca de sabores e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
No Brasil as influencias vieram dos europeus, indígenas e africanos. E com o tempo foram sendo adaptadas até os dias de hoje. Podemos considerar que hábitos e costumes alimentares possuem influencia cultural, climática, regional e etc. Variando de país para país e de região para região dentro de um mesmo país.
Este ramo cresce a cada dia sendo explorado pela arte, cultura por empresas e principalmente pelo prazer que temos em apreciar e degustar um belo prato.
Bom Apetite !
POR: Thais Merlin
FONTE: www.scielo.br / www.wikipedia.org